top of page

São Sebastião

São Sebastião dista 209 km de São Paulo e compõe com Ilhabela, Caraguá e Ubatuba o litoral norte paulista. Tem população de 48.596 habitantes, distribuída por seus 401 km de território montanhoso, coberto pela Mata Atlântica, com 100 km de costa ornamentada por mais de 30 praias de visuais belíssimos, que atraem turista de todo país, sendo importante fonte de divisas. Tem comércio ativo, turismo competitivo, boa atividade portuária e conta com o terminal da Petrobrás, por onde passa grande parte do petróleo, para refinarias paulistas, o que lhe dá destaque especial entre as cidades do litoral norte.

 

Ilhabela

O município arquipélago de Ilhabela possui um território de 348,3 km² (IBGE) e suas principais ilhas são, pela ordem em termos de área, a de São Sebastião, a dos Búzios, a da Vitória e a dos Pescadores - todas habitadas. Fazem parte ainda do arquipélago os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas. A Ilha de São Sebastião - onde fica a área urbana do município - está localizada defronte aos municípios de São Sebastião a noroeste e Caraguatatuba a norte. Com 337,5 km², a Ilha de São Sebastião é a segunda maior ilha marítima do Brasil, superada apenas pela de Santa Catarina, que abriga a maior parte do município de Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Em sua orla – com cerca de 130 quilômetros extensão – orelevo desenha reentrâncias e mergulhos, com 45 praias principais e outra dezena de pequeninas praias situadas, irregularmente, ao pé das escarpas.

A Ilha de São Sebastião está separada do continente pelo Canal do Toque-Toque, que possui cerca de 18 quilômetros de extensão e largura variando em torno de dois a cinco quilômetros. É possível atingi-la através do serviço de travessia por balsas da Travessia São Sebastião-Ilhabela da Dersa. A ilha possui um relevo bem acentuado, com montanhas com mais de mil metros de altura. Essas formações com grande altitude fazem umabarreira para os ventos carregados que vêm do mar, e por isso, mesmo com características tropicais. A distância entre o extremo sul e o extremo norte da ilha é de mais de 22 km. A Península do Boi, localizada na porção sudoeste da ilha, corre cerca de 8 km mar adentro.

A ilha possui duas faces distintas: a face voltada para o continente é a mais urbanizada e populosa, e as praias são as mais calmas, badaladas e poluídas. Já a face voltada para o oceano é pouco habitada, sendo que a maioria desses habitantes fica na Praia de Castelhanos, a única do lado oceânico acessível de carro (embora só jipes possam fazer o trajeto até o local). Por estarem voltadas para o mar, essas praias têm ondas mais fortes, atraindo surfistas.

Uma das características marcantes de Ilhabela é a predominância da Mata Atlântica, sendo a Serra de Ilhabela coberta pela floresta latifoliada tropical úmida de encosta. Dentre todos os municípios abrangidos pela Mata Atlântica, Ilhabela foi aquele que mais preservou a floresta no período compreendido entre os anos de 1995 a 2000, graças a um programa de contenção da expansão urbana desordenada que é desenvolvido pela administração municipal na área de entorno do Parque Estadual de Ilhabela (PEI), criado em 20 de janeiro de 1977.

Please reload

bottom of page